Fala pessoal beleza!
Nesse post aprenderemos a instalar o Docker Compose no Linux. Aprenderemos a fazer isso tanto no Ubuntu quanto no CentOS. Se por acaso você estiver usando outra distribuição acesse o guia oficial e veja as diferenças na sua distribuição. Já se você usa Windows ao Instalar o Docker Desktop o Docker Compose já vem junto e pronto pra uso.
Instalando o Docker Compose no Ubuntu
Vamos começar pelo Ubuntu, pra isso você precisa estar autenticado como super usuário ou prefixar o comando com sudo. No primeiro comando faremos o download e em seguida copiaremos o conteúdo para o diretório /usr/local/bin/docker-compose.
sudo curl -L "https://github.com/docker/compose/releases/download/1.25.0/docker-compose-$(uname -s)-$(uname -m)" -o /usr/local/bin/docker-compose
Agora que o download foi feito e os arquivos movidos para o diretório correto nós precisamos apenas conceder a permissão de execução através do comando abaixo:
sudo chmod +x /usr/local/bin/docker-compose
Conferindo se o Docker Compose foi instalado Corretamente e está Funcionando
Com isso a instalação foi concluída e precisamos apenas conferir se está tudo funcionando através do comando:
docker-compose -v
Se você ver algo semelhante a tela abaixo significa que está tudo OK caso contrário fez alguma parte do processo de forma incorreta.
root@leandro:/home/leandro# docker-compose -v docker-compose version 1.29.1, build c34c88b2
Instalando o Docker Compose no CentOS
No CentOS os comandos são ligeiramente diferentes e se você seguir a documentação oficial terá um problema bem explicado nessa thread do Stackoverflow. O processo é o mesmo usamos o CURL para fazer o download dos pacotes e depois movemos o conteudo para /usr/local/bin/docker-compose. Então basta digitar (ou melhor copiar) o comando:
sudo curl -L "https://github.com/docker/compose/releases/download/1.25.0/docker-compose-$(uname -s)-$(uname -m)" -o /usr/local/bin/docker-compose
Depois de fazermos o download executaremos um passo extra movendo o Docker Compose para o diretório /usr/bin/docker-compose.
sudo mv /usr/local/bin/docker-compose /usr/bin/docker-compose
E fechando basta concedermos permissão de execução no diretório onde está o Docker Compose.
sudo chmod +x /usr/bin/docker-compose
Feito isto é só testar pra conferir se o Docker Compose foi instalado e está executando corretamente o processo é exatamente igual ao do Ubuntu.
Por esse post é isso e se você quer se tornar um verdadeiro ninja Docker e conhecer mais sobre Docker e Docker Compose eu recomendo baixar o meu e-Book gratuito Docker um guia Rápido e dar uma conferida numa playlist sobre o tema no meu canal no Youtube.